Translate

domingo, maio 24, 2009

Inquerito contra Edir Macedo vai completar nove anos

       
Minha foto
              Hélio Fernandes                                                                                                                                    
                                      

Inquérito contra Edir Macedo vai completar nove anos

Para apurar suposto crime de falsidade ideológica, a Polícia Federal instaurou inquérito criminal contra o diretor-presidente da Rede Record de Televisão e Bispo-chefe da Igreja Universal, Edir Macedo, em agosto de 2000 e até hoje não conseguiu concluí-lo.

Segundo o site do TRF/3ª Região, o referido processo está vinculado à 4ª Vara Criminal Federal de São Paulo.

Para agilizar o trabalho de investigação, o juiz da vara solicitou o desmembramento do procedimento ao Superior Tribunal de Justiça e foi atendido. Como leigo, pergunto se o mencionado inquérito não deveria ser arquivado, já que o crime de falsidade ideológica em documento particular prevê pena de reclusão de 1 a 3 anos? Segundo o Código Penal, extingue-se a punibilidade em oito anos, se o máximo da pena é superior a dois anos e não excede a quatro.

Em síntese, Edir Macedo é acusado de ter usado pastores e bispos, sem capital e patrimônio próprio, na aquisição de emissoras de rádio e televisão em diversos Estados da Federação, os quais ficaram conhecidos como "laranjas" do bispo. Agora, se o documento utilizado para as transações supostamente fictícias for considerado público, a prescrição só ocorrerá em agosto de 2012. De qualquer forma, é muito tempo para o desfecho de um inquérito policial que envolve uma só pessoa.

Façam seus comentários, manifestem suas opiniões. É uma questão importantíssima, que precisa ser referendada (ou até reprovada) pela opinião pública. Será que a duração de 9 anos para concluir um inquérito tem a ver com o prestígio do "Bispo", que se julga mais importante do que Deus. Compareçam, digam o que acharem importante e até indispensável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário