Translate

segunda-feira, abril 08, 2013

Good night Mrs. Margaret !




     Grantham , Inglaterra  13/10/1925 nasceu Margaret Hilda Roberts . 
    Margaret nasceu de uma família de pequenos comerciantes , boa parte de sua formação deu-se na pequena congregação metodista que sua família frequentava , estudou em escola publica e ganhou umas bolsa para química na Universidade de Oxford . Foi eleita presidente da associação conservadora de Oxford , onde iniciou sua carreira politica . Em janeiro de 1951 e adicionada à lista de aprovados do Partido Conservador da cidade de Dartford . Em um jantar após sua aprovação formal como candidata  Margaret ,conheceu Denis Thatcher , um rico e bem sucedido  empresario , casaram-se em dezembro de 1951 .
   Em 1955 Margaret Thatcher , não concorre ás eleições gerais devido ao nascimento dos gêmeos  Carol e Mark .
   Foi eleita como membro do PARLAMENTO nas eleições de 1959 , seu discurso inaugural foi em apoio ao seu projeto de lei , aprovado em q960 , exigindo que as autoridades locais realizassem as suas reuniões de conselho em publico . Em 1961 foi contra a posição do Partido Conservador de votar para restauração do CASTIGO CORPORAL COM VARA  (A vara de marmelo é uma parte do galho do marmeleiro de consistência flexível e resistente, fora bastante utilizada no passado para punir escravos ou crianças indisciplinadas, tanto pelos pais quanto pelos professores. Normalmente mantinha-se a pessoa que recebia a punição com as nádegas desnudas, sobre as quais eram desferidos os golpes. Tais golpes ocasionam uma sensação de dorpungente e penetrante.
Deve-se ter em consideração que a o uso da vara de marmelo era considerado um castigo corporal pesado, atendendo que era um instrumento considerado mais doloroso que a palmatória ou o cinto. Uma sova de vara de marmelo podia deixar a criança sovada com marcas durante 1 semana.   )
    Em 19 de janeiro de 1976 Thatcher fez um discurso na sede municipal de Kensington em que ela fez um duro ataque a União Soviética :   " Os russos estão empenhados em dominar o mundo e estão rapidamente adquirindo os meios para se tornar a mais poderosa nação imperial que o mundo já viu .  Os homens do POLITBURO soviético não tem que se preocupar com fluxo e refluxo da opinião pública . Colocam as armas antes da manteiga , enquanto nós colocamos quase tudo antes das armas " .  

Em resposta o jornal do Ministério da Devesa soviético Krasnaya Zyezda ( Estrela Verme
lha ) chamou-a de " DAMA DE FERRO "  ,   esse apelido ela prontamente adotou .



     Em 1979 , o Partido Conservador ganha as eleições por ampla margem de votos , e MARGARET THATCHER , torna-se a primeira mulher a dirigir uma democracia moderna , sendo eleita a PRIMEIRA MINISTRA DO REINO UNIDO .
    Conhecida como DAMA DE FERRO , Margaret Thatcher , foi responsável por implantar politicas como privatização de estatais e a redução da influência dos até então poderosos sindicatos britânicos .  Polêmica , criticada e elogiada até hoje , Margaret Thatcher ocupou o cargo  de premiê por três mandatos consecutivos   entre 1979 e 1990 .
   Durante seu governo conservador , milhares de britânicos conseguiram comprar casas populares e ações de empresas recém-privatizadas nas áreas de energia e telecomunicação . Como primeira ministra , ela estava determinada a moralizar as finanças públicas , e partiu firmemente para a redução do papel do estado e para o incentivo ao livre mercado . Em busca de um país competitivo , antigas industrias foram desativadas .
  Apesar da pressão popular , Thatcher não cedia . Em 1980 em uma conferência ela declarou " Aos que esperam  por uma guinada , só tenho uma coisa a dizer :  dêem a guinada se quiserem . Essa dama não volta atrás ".
  
    Em 1982  a DAMA DE FERRO  interveio energicamente na GUERRA DAS MALVINAS ,  sua atitude foi muito bem vista pela opinião pública britânica , o que permitiu a Thaycher , nesse mesmo ano , obter a vitorias eleitotal , apesar da recessão e do desemprego , desta vez com maioria folgada conseguida por um candidato desde 1935.
  No ano de 1983  o movimento feminista resolveu bater de frente com a DAMA DE FERRO  , as feministas  berravam contra Thatche  :  
      "NÓS QUEREMOS OS DIREITOS DAS MULHERES NÃO AS MULHERES DA DIREITA"
      " ELA PODE SER UMA MULHER MAS NÃO É UMA IRMÃ "
   No parlamento inglês  os oponentes a qualificavam-na como  " Attila the Hem " hem -galinha .  
  
   A DAMA DE FERRO  respondeu ás feministas  bem ao deu estilo : " Não devo nada ao movimento das mulheres , não devo nada as feministas , isso é puro veneno ".
   Quando assumiu o governo inglês como a primeira-ministra mulher , Margaret Thatcher , estava fazendo o que muitas MULHERES do movimento feministas não conseguiram  durante décadas , ele representava  todas as mulheres .



   Hoje perdemos a DAMA DE FERRO aos  87 anos  vitima de derrame , nas ruas da Inglaterra muitos festejam sua morte mas a verdade é que a Inglaterra mudou com Thatcher , e mudou para MELHOR . 

      
   

            Good night Mrs. Margaret!


         Goodnight Iron Lady!

SE LIGA BRASIL 

Nenhum comentário:

Postar um comentário